FESTIVAL DO GALO VÉIO

Secretaria de Educação e Cultura 15/08/2017

OUTROS OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL 2017

A Prefeitura Municipal de Conceição das Pedras através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura idealizou e foram aprovados cinco projetos pela Secretaria Estadual de Cultura por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG).

A aprovação dos projetos representa a congruência de esforços da equipe da pasta em prol de ações de preservação e a promoção do patrimônio material e imaterial de Conceição das Pedras.

Nos dias 12 e 13 último aconteceu o “FESTIVAL DO GALO VÉIO”, gastronomia e música, a princípio não houve uma preocupação muito grande com o cardápio que seria oferecido no evento, pois se tratando do primeiro e devido o aprendizado com a realização de outras ações, onde muitas das vezes, não devemos preocupar com o número de presentes ou com a aceitação ou não do evento. Mas atentos, preocuparmos com o participante que se envolve com a ação e é ele quem dará as dicas para uma futura realização. E, foi o que aconteceu quanto da visita de uma das participantes que relatou pratos que eram servidos: fubá abafado e fubá torrado. Logicamente estará no cardápio da próxima edição.

No sábado (12/08) o público participante pode conferir a boa música da dupla Antonio Carlos e Luciano, que tocaram a boa raiz sertaneja o que agradou em muito os ppresentes. No dia 13 por ser o dia dos pais, houve a preocupação de um som ambiente para a confraternização familiar.

Para finalizar: O Por que “FESTIVAL DO GALO VÉIO”?

Antigamente ao término da “panha” (colheita) do café os proprietários dos cafezais faziam uma confraternização com os apanhadores (contratados para colher o café), onde pegavam os galos (véio) e galinhas e faziam refeição aos presentes. Assim era a tradição que nos tempos atuais não se conhece e nem se ouviu falar.

Mas... a II edição certamente irá acontecer!