DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA e DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria M. Educação e Cultura 16/04/2018

Nos dias 06 e 07 de abril comemora-se ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde, respectivamente. Para o ano de 2018, propõe como tema da Campanha o resgate das atividades culturais do estado como danças, jogos e brincadeiras para trabalhar o conceito da atividade física e saúde, focando na inclusão da atividade física na rotina diária dos indivíduos e resgatando e valorizando a cultura e tradição loco regionais.

Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT são as principais causas de morte no mundo, e dentre os principais fatores de risco modificáveis associados à essas doenças destaca-se, entre outros, a inatividade física;

A SES-MG recomenda a realização de ações pelas Unidades Regionais de Saúde e municípios, para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, abordando o tema definido para esse ano com foco especial, no planejamento de atividades de mobilização e sensibilização da população, estimulando a reflexão crítica sobre a construção de uma vida mais saudável, incluindo, no cotidiano, hábitos que impactam na melhoria da qualidade de vida e no aumento do gradiente de saúde da população.

Valorizar os saberes populares e tradicionais e a cultura local;

A Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Polícia Militar Escola Estadual Antonio Carlos, realizaram no último dia 14/abril, no Estádio Municipal Oliveirão e no Poliesportivo Costão, evento para comemorar e estimular a prática de atividade física.

Para que nossas crianças não fiquem cada vez mais bitoladas à tecnologia dos brinquedos atuais, onde são apenas consumidoras de uma cultura fabricada.

As brincadeiras permitem o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso a realidade social e cultura que a circunda.

Assim: o que se viu em nosso município (dia 14/04/2018), o resgate das brincadeiras antigas, e com isso o evento se tornou:

. O dia do pode contar com o amigo(a) ou eu tenho um(a) amigo(a):

. O dia do sorriso:

.O dia do grito:

. O dia do cabelo ao vento:

. O dia do abraço:

. O dia do bater o pé no chão:

. O dia da atividade prazerosa sempre compartilhando com alguém:

. Resumindo:  DIA DE SER FELIZ E PRONTO!