Notícia

FESTA DE SANTO EXPEDITO - 80 anos de devoção

Departamento de Turismo e Cultura 23/04/2018

Os fiéis católicos de Conceição das Pedras  e da região participaram neste domingo (24), do encerramento da festa religiosa de Santo Expedito que esse ano comemorou 80 anos de devoção (1938/2018).

Os festejos iniciaram no dia 10/04 como o primeiro dia da novena e se estendeu até ontem dia (24). A programação contou com a procissão saindo da Igreja Matriz até o Bairro São José (dia 19), onde está localizado o Santuário. Após a procissão, com a imagem de Santo Expedito, os fieis participaram da missa campal, presidida pelo Pe. Lucas da Silva Crispim, vigário do Santuário Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, realizada na barraca da festa. Padre Lucas elogiou o santuário e também sua localização, chamando o local de “paraíso aqui na terra”.

A programação religiosa contou com a participação de onze padres de outras paróquias e no sábado com a participação do bispo emérito.

O Santuário de Santo Expedito foi idealizado e realizado pelo Padre Luiz Paulino Grilo, que em suas caminhadas diárias encontrava com os fiéis que procuravam a pequena capelinha situada a beira da estrada, vendo a devoção do povo e com o intuito de proporcionar melhorias aos fieis foi construída a igreja. E fazendo uma analogia da devoção, temos o caminhar que levou a construção.

Esse ano, dois momentos marcantes foi a do café da manhã, servido no dia (19), com o frio característico do local, os peregrinos sentaram nos degraus (que está sendo construído pelo atual administrador paroquial Pe. Reginaldo), que circunda a pequena capelinha e abraçaram-na com seus corpos. E o amor abraça.

O segundo foi durante o delicioso almoço preparado por nossas cozinheiras, sentados dentro da igreja juntamente com o santo da devoção.

Assim: o caminhar constrói e a devoção perpetua.

 As festividades da Comunidade de Santo Expedito é uma das mais fervorosas do município e da região. Atraindo devotos e peregrinos de diversas partes, esse ano vale o registro da caravana vinda da cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.

 Houve ainda desfile de cavaleiros, carros de boi e de carro de búfalo, cartucho e assados.