EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA -

CMPC - COMTUR 20/11/2018

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - "À Estória das Pedras, por Nelson Rodrigues de Paiva"

A Prefeitura Municipal de Conceição das Pedras, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizou entre os dias 16, 17 e 18/novembro/2018, no Clube Social Pedrense, a Exposição Fotográfica: “À ESTÓRIA DAS PEDRAS, por NELSON RODRIGUES DE PAIVA”.

As fotografias, impressas e em monóculos, em preto e branco e também colorida em diferentes dimensões, revelam épocas, detalhes históricos de prédios, praças, ruas do município e ou de nosso povo.

Tudo registrado através das lentes de nosso primeiro fotógrafo, que além das fotos 3x4, para documentos, também fazia fotos de batizados, casamentos, aniversários e festas em geral.

Técnica que aprendeu através de um curso de fotografia por correspondência, a fotografia era um hobby assim como o violão, exímio tocador participou da gravação de um disco com um grupo de Itajubá e participou da composição de uma banda na vizinha cidade de Pedralva. Outra grande paixão era o futebol, onde foi jogador e posteriormente técnico do time “Sete de Setembro”, que era sempre invicto nos campeonatos.

As artes faziam parte de sua essência, foi o responsável por muito tempo do serviço de alto falante de nossa praça, assim como, proprietário de um projetor de cinema, sem sala, fazia as exibições dos filmes nas escadarias de nossa antiga igreja.

Era um leitor assíduo de jornais, livros, mantendo sempre informado dos fatos do mundo.

Os visitantes puderam ver e reviver um pouco de toda nossa história.

Participaram da exposição suas filhas Neide e Núbia, e seus filhos Nilton e Norival, netas e netos, sobrinhas e sobrinhos, que ficaram felizes pela iniciativa. Outra presença marcante foi de seu irmão e nosso ex prefeito Sr. Joaquim Cesarino de Paiva.

Nelson Rodrigues de Paiva viveu toda a sua vida em Conceição das Pedras. Ele contribuiu muito com a cultura de nosso Município. 16/07/1924 – 02/09/2012